Página inicial > Últimas Notícias > O IFMSA Brazil – Comitê UFPA

O IFMSA Brazil – Comitê UFPA

• Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2016, 14h45

O IFMSA Brazil – Comitê UFPA vai realizar uma série de ações, no mês de Outubro, com o objetivo de promover saúde física e mental entre pessoas que, geralmente, não têm acesso facilmente. Os projetos estão com inscrições abertas para interessados de todos os cursos, em especial, os da área da saúde. Ao todo, são três ações promovidas pelo Comitê: Adolescer, TAG e Not Today.

Adolescer – O Adolescer é uma campanha da IFMSA Brazil, cuja finalidade é discutir acerca das problemáticas envoltas na educação sexual, envolvendo desde o uso de preservativos até a desmitificação de diversas dúvidas dos estudantes, público-alvo do Adolescer. Além disso, esclarecer e debater temas como violência doméstica, aborto e discussão de gênero, também.

A ação envolverá, principalmente, os estudantes da Escola Albanízia de Oliveira Lima, no bairro Marco, em Belém, no período de 13 a 17 de outubro. “Para alcançar uma maior amplitude do projeto, informando além dos estudantes, os pais também serão escutados”, afirma Beatriz Holanda, membro do Comitê UFPA da IFMSA Brazil.

A capacitação para os participantes será realizada no dia 10 de outubro, na Faculdade de Medicina (FAMED-UFPA).

TAG – O TAG surgiu da empatia de alguns acadêmicos da Faculdade de Medicina da UFPA com a situação psicológica de pré-vestibulandos paraenses. A campanha tem como foco trabalhar os transtornos de ansiedade e os diversos fatores que influenciam esse público. Com uma abordagem multiprofissional, o projeto busca ajudar estudantes pré-vestibulandos às vésperas da prova, ensinando-os a lidar com o estresse e a ansiedades que surgem nesse período.
“Para receber o projeto, foram selecionadas as turmas de terceiro ano de uma escola pública da cidade, tendo em vista a negligência com a saúde mental da população em geral”, diz.

A ação será realizada no dia 25 de outubro, na Escola Frei Daniel, no bairro Guamá. A capacitação para os participantes será realizada no dia 24 de outubro, no Instituto de Ciências da Saúde (ICS - UFPA).

Not today – O Not Today é uma campanha que busca informar, desmitificar e debater com estudantes do ensino médio acerca de saúde mental e suicídio, a fim de diminuir o número de casos e ensinar os jovens a lidar com a situação.

A ação será realizada no dia 14 de outubro, na Escola Ruth Rosita de Nazaré, no bairro Guamá, e contará com rodas de conversa, dinâmicas de perguntas e respostas e distribuição de panfletos informativos. A capacitação para os participantes da área da saúde será realizada no dia 11 de outubro, no Instituto de Ciências da Saúde (ICS - UFPA).

História – A IFMSA, fundada após o fim da Segunda Guerra Mundial, foi criada em uma organização estudantil, em maio de 1951. A primeira reunião foi realizada em Copenhague, na Dinamarca, cujos primeiros membros foram Inglaterra, República Federal da Alemanha, Suécia, Áustria, Finlândia, Suíça, Dinamarca e Finlândia. Na década de 1970, os membros da Federação sentiram uma imensa necessidade de descentralização da ONG. A partir disso, foram criadas diversas organizações regionais em diferentes continentes, expandindo, assim, a ideologia altruísta em diferentes nações.

Ações de Outubro – IFMSA Brazil/Comitê UFPA
Data: Adolescer – 13 a 17 de outubro; TAG – 25 de outubro; Not Today – 14 de outubro
Local: Adolescer – Escola Albanízia de Oliveira Lima; TAG – Escola Frei Daniel; Not Today – Escola Ruth Rosita de Nazaré
Inscrições: Adolescer (Igor Gomes: 99617-7552); TAG (Victória Broni: 98199-3952); Not today (Yasmin Sarraf: 982551444).

Texto: Beatriz Holanda (IFMSA Brazil/Comitê UFPA) e Victória Ribeiro (Assessoria de Comunicação da UFPA)