Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Faculdade de Medicina recebe primeiros calouros 2025
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Faculdade de Medicina recebe primeiros calouros 2025

  • Publicado: Quarta, 30 de Abril de 2025, 13h24
  • Última atualização em Quarta, 30 de Abril de 2025, 13h24
imagem sem descrição.

As primeiras turmas de candidatos aprovados para o curso de Medicina em Belém a partir dos processos seletivos da Universidade Federal do Pará (UFPA) para 2025 já estão em sala de aula. São cerca de 75 estudantes que iniciam uma nova fase.

Eles foram recepcionados pela programação do Diretório Acadêmico Bettina Ferro de Souza (DAM) da Faculdade de Medicina (Famed) do Instituto de Ciências Médicas (ICM) da UFPA durante a Semana do Calouro, um momento de encontro entre veteranos e calouros. 

“É um choque de realidade e essa semana nos ajuda a enxergar como será nossa vida nos próximos anos”, conta o recém-aprovado, Eduardo Martins. Para ele, a troca entre os estudantes do curso e quem está chegando é fundamental para a adaptação dos estudantes.

“Está sendo muito diferente do que a gente imagina e isso tudo nos ajuda a entender como é a Faculdade e a nos preparar para as aulas e atividades acadêmicas”.

Para quem já está na Universidade, a recepção dos calouros é o exercício de dois pilares da UFPA: diversidade e solidariedade. Na segunda vez na organização da Semana do Calouro, Luiz Duarte, novo coordenador do DAM explica que “A Medicina é muito plural e graças às políticas afirmativas a gente recebe pessoas de diversas cidades, regiões e situações e tentamos de forma organizada e humana fazer o acolhimento de todos.

Durante palestra realizada no último dia 22, o diretor da Famed, Cezar Caldas, ressaltou a rede de apoio e de atendimento que funciona no curso. “O principal é entender onde pedir informações e começar a aprender a usar os sistemas como o Sagitta e o Sigaa. Para isso, os grupos de alunos, o Sape e os espaços como a secretaria da Famed e do Internato são lugares que todos precisam conhecer o quanto antes”, recomendou.

Vários Calouros - Além dos classificados no último Processo Seletivo 2025 (PS 2025), o curso de Medicina recebe ainda estudantes de concursos como o Processo Seletivos Especial Indígena e Quilombola, do Programa de Mobilidade Acadêmica Interna (Mobin) e Externa (Mobex) e ainda de seleções e programas como o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), por meio do qual estudantes de outros países podem optar por estudar na UFPA.

A nova turma de calouros de Medicina terá aulas a partir de 13 de outubro, quando inicia o 4º Período Letivo 2025, conforme o Calendário Acadêmico da UFPA 2025.

Tradição na formação médica - Com 106 anos de existência, o curso de Medicina nasceu antes da UFPA e em seu mais de um século já formou cerca de 15 mil médicos na Amazônia. 

Além de diversos espaços de práticas pedagógicas, os alunos têm aulas em espaços como os Hospitais Universitários João de Barros Barreto, Bettina Ferro de Souza; na sede do Instituto de Ciências Médicas (ICM) e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e ainda na sede da Famed e do Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (Casmuc), que ficam no campus do Guamá. 

Foto e texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação do ICM/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página