Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para Olimpíada de Medicina

Inscrições abertas para Olimpíada de Medicina

• Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2024, 16h26
  • Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2024, 16h27

Até 14 de agosto, estudantes de Medicina de todo o país podem se inscrever para participar da IV edição das Olimpíadas de Medicina (IV OMED) promovidas pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein(FICSAE). A Universidade Federal do Pará (UFPA) é um dos polos de aplicação das olimpíadas,  que oferece prêmios em dinheiro e ainda a chance de conhecer de perto um dos melhores hospitais da América Latina (Hospital Israelita Albert Einstein).

A primeira fase da seleção envolve uma prova objetiva a ser realizada em grupo no mês de setembro deste ano. Em Belém, essa etapa será na sede da Faculdade de Medicina (FAMED) que fica no campus da Saúde da UFPA, próximo ao Hospital Bettina Ferro de Souza. Em novembro, é a vez da etapa individual com uma prova dissertativa que será aplicada na sede do Instituto de Ciências Médicas da universidade, que fica no bairro do Umarizal.

Em ambas as etapas, há prêmios em dinheiro e também disputa por uma oportunidade especial. Isso porque as olimpíadas funcionam como experiência na iniciação científica e também “aquecimento” na área médica, o que ajuda em futuras seleções para residências.

PREPARAÇÃO PARA RESIDÊNCIAS - As Olimpíadas se assemelham às provas de residência e abordam as cinco grandes áreas do conhecimento médico: Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia e Medicina Preventiva. No entanto, as Olimpíadas têm um menor volume de questões. São 50 questões objetivas na primeira fase e 30 na segunda, sendo 25 objetivas e cinco discursivas. Em seleções de residências, geralmente, há cerca de 100 questões.

Por isso, quem participa das Olimpíadas “pode ter uma melhor noção de como os conteúdos que aprendemos em sala de aula podem ser cobrados em concursos - tanto para o ciclo clínico e também para o ciclo básico. Além disso, existe a premiação em dinheiro e em oportunidade para os melhores colocados nacionais”, explica Alex Castro, diretor local das Olimpíadas de Medicina e integrante do Diretório Acadêmico de Medicina Bettina Ferro de Souza (DAMBFS).

PRÊMIOS - Na fase em grupo, há uma premiação no valor de R$ 900,00. Enquanto a participação individual pode render prêmios que variam de R$ 1.500,00 a R$ 500,00 para os três primeiros lugares do ciclo básico e do ciclo clínico. O 4º e 5º colocado receberão menções honrosas.

Os valores são para os melhores desempenhos nacionais nas Olimpíadas, mas a comissão local do concurso ainda está analisando a possibilidade de ofertar premiações regionais.

Há ainda um prêmio especial para o melhor grupo e para os três primeiros colocados na etapa individual: uma imersão no melhor hospital da América Latina - o Hospital Israelita Albert Einstein - por três dias. “Os melhores colocados, vão visitar o hospital, conhecer os setores de inovação e pesquisa e ainda ter a possibilidade de realizar networking com outros estudantes do país”, detalha o diretor local do evento.

Olimpíadas da Medicina
Inscrições até 14 de agosto no site www.omed.online
1ª fase (em grupo): 14 de setembro na Famed/UFPA
2ª fase (individual): 09 de novembro no ICM/UFPA