Projeto de extensão sobre emergências pediátricas inscreve novos integrantes
O número de crianças que morreram por engasgo aumentou quase 40% nos últimos três anos no Brasil. É o que indica uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro com base em dados do Ministério da Saúde. E este é apenas uma das várias emergências pediátricas que podem ocorrer com crianças e precisam ser atendidas fora de ambientes hospitalares.
Para divulgar a melhor forma de atender estas ocorrências, a Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará (Famed/ICM/UFPA) mantém um projeto de extensão voltado a capacitação de para realizar atendimentos emergenciais em crianças para o “Ensino sobre ressuscitação cardiopulmonar, desmaio, convulsão e obstrução de vias aéreas superiores em crianças como prevenção de mortalidade em instituições extra-hospitalares na Região Metropolitana de Belém do Pará”.
Sob coordenação da professora da Famed, Kellen Almeida, a iniciativa está com inscrições abertas para cinco novos integrantes. A seleção conta com duas fases. Uma prova teórica que será realizada no dia 31 de agosto na sala B da sede do Instituto de Ciências Médicas da UFPA (ICM) e uma entrevista Online com os dez estudantes que obtiverem os melhores desempenhos na primeira etapa.
Pode participar da seleção qualquer estudante de Medicina da UFPA e não há restrições quanto ao semestre dos candidatos.
Entre os temas abordados no processo seletivo estão RCP pediátrica, OVACE em crianças e lactentes, conduta frente a crise convulsiva e síncope.
Serviço
Inscrições para o projeto de extensão de RCP pediátrica da UFPA
Inscrições por meio do preenchimento do formulário Online
Mais informações no edital da seleção ou pelo telefone (91)98848-5366
Texto e Arte: Assessoria de Comunicação do ICM/UFPA, com informações do projeto RCP Pediátrica da UFPA