Estudantes do 1º ao 9º semestre devem avaliar último período letivo
Como foram suas aulas neste semestre? É o que quer saber a Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará (Famed/ICM/UFPA). Entre os dias 16 de novembro e 05 de janeiro, os estudantes dos Ciclos Básico, Clínico e do início do Internato são o foco da coleta de dados.
Na Medicina da UFPA, a cada semestre, uma Comissão de Avaliação dos Módulos formada por professores e estudantes do curso disponibiliza questionários para avaliar o semestre. As informações coletadas são fundamentais para o planejamento do próximo período letivo.
De 28 de novembro a 15 de dezembro foram os alunos do Internato que participaram da avaliação. Agora, são os alunos que estão entre o 1º e o 9º semestre do curso que precisam estar atentos e não perder a chance de mostrar como foi sua experiência ao longo do semestre, ou seja, do período letivo 2023.4.
CICLO BÁSICO: | CICLO CLÍNICO: | INTERNATO MÉDICO |
1º Bloco: https://forms.gle/QXB5yYKRJZk9GEnR7 |
5º Bloco: https://forms.gle/KXBQZyi8CVUvgy519 |
9º Bloco: https://forms.gle/FMMJYkGGe8KXjQoQ9 |
2º Bloco: https://forms.gle/xxtxcYnXpdFLk3Ld7 |
6º Bloco: https://forms.gle/Uyxv2tFS9M5E8Q766 |
|
3º Bloco: https://forms.gle/XoKfbqmeZaAmynvD6 |
7º Bloco: https://forms.gle/kwBopiZuPHbayfa88 |
|
4º Bloco: https://forms.gle/K83vZ1MKUT1jJXAE9 |
8º Bloco: https://forms.gle/zg91ndyEKwJJDyrK7 |
Como foi? Os estudantes avaliam itens que vão desde o planejamento das aulas até a relação entre teoria e prática, as atividades desenvolvidas e o feedback dado a cada estudante nas avaliações. Assim, a coordenação do curso tem informações para melhorar ainda mais os cenários de aprendizagens das turmas.
A avaliação também coleta relatos espontâneos dos estudantes sobre como foram as aulas para cada um em 18 questões, sendo três delas de resposta livre e 15 respondidas conforme a Escala Likert de concordância com os pontos avaliados. Mas as respostas, em si, são anônimas.
Como melhorar? Esta será a quarta vez que este método de avaliação é usado na Faculdade de Medicina (Famed) do Instituto de Ciências Médicas (ICM) da UFPA e o que a Universidade “aprendeu” com cada relatório de avaliação já está sendo colocado em prática.
“As experiências de cada aluno são únicas. Por isso, ter este instrumento para ouvir individual e coletivamente é tão importante. Aprendemos o que fizemos bem e o que pode ser melhor para cada um e para todos”, opina Cezar Caldas, vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFPA (FAMED).
Conta pra gente! “É um momento importante para a comunidade acadêmica, pois é quando o aluno tem a oportunidade de avaliar o semestre que cursou, pontuando pontos positivos e negativos, de maneira respeitável e anônima. Isso possibilita que a centenária Faculdade de Medicina da UFPa consiga perceber aquilo que precisa ser aprimorado ou não, para garantir um ensino cada vez melhor para a turma seguinte à avaliação. Contamos com a adesão dos alunos para que a efetividade do trabalho em equipe seja alcançada!”, convida Lucas Azevedo da Rocha, estudante de Medicina e integrante da Comissão de Avaliação.
Está com dúvida sobre as perguntas? Um segundo questionário foi elaborado pela Comissão para coletar e responder às dúvidas dos graduandos sobre a avaliação. As respostas serão encaminhadas para os e-mails das turmas, quando necessário.
Serviço:
Como foram suas aulas? Avaliação 2023.4
De 16 de dezembro a 05 de Janeiro
Turmas do internato: 1º ao 9º Semestre
CICLO BÁSICO:
1º Bloco: https://forms.gle/QXB5yYKRJZk9GEnR7
2º Bloco: https://forms.gle/xxtxcYnXpdFLk3Ld7
3º Bloco: https://forms.gle/XoKfbqmeZaAmynvD6
4º Bloco: https://forms.gle/K83vZ1MKUT1jJXAE9
CICLO CLÍNICO:
5º Bloco: https://forms.gle/KXBQZyi8CVUvgy519
6º Bloco: https://forms.gle/Uyxv2tFS9M5E8Q766
7º Bloco: https://forms.gle/kwBopiZuPHbayfa88
8º Bloco: https://forms.gle/zg91ndyEKwJJDyrK7
INTERNATO MÉDICO
9º Bloco: https://forms.gle/FMMJYkGGe8KXjQoQ9
Tens dúvidas? Manda pra gente!
https://forms.gle/ELy5GRGgyHgLrwG2A
Arte e texto: Ascom ICM/UFPA, com informações da Comissão de Avaliação dos Módulos