Página inicial > Últimas Notícias > “Questionário do Estudante” do Enade já está disponível

“Questionário do Estudante” do Enade já está disponível

• Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 18h32
  • Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 18h36

Já está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o Questionário do Estudante do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Acesse aqui o Sistema Enade onde o Questionário está publicado.

Os alunos que estão concluindo os 27 cursos que estão sendo avaliados este ano têm até o dia 18 de novembro para concluir essa etapa do Exame que é essencial na avaliação dos cursos de graduação, inclusive do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Cezar Caldas, vice-coordenador do curso de Medicina do Instituto de Ciências Médicas da UFPA (Famed/ICM/UFPA) explica que este é o ponto de partida para a participação mais ativas dos alunos concluintes.

“É o período em que cada um precisa acessar o site, concluir seu cadastro, pegar seu cartão de inscrição, preencher o questionário e acompanhar sua participação no Enade deste ano”, detalha.

Desta vez, 151 alunos de medicina ingressantes e 168 estudantes que estão no sexto ano do curso de Medicina participam da avaliação. Mas apenas os concluintes precisam preencher o Questionário e fazer a prova agendada para o dia 26 de novembro deste ano.

NÃO PERCA OS PRAZOS – Os alunos que precisam de atendimento especializado como prova em fonte maior (estudantes com baixa visão, por exemplo) têm até o dia 8 de setembro para pedir esse atendimento. O prazo é o mesmo para quem precisa pedir tratamento pelo nome social.

Até o dia 18 de novembro os alunos concluintes precisam preencher seu cadastro no Sistema Enade e terão até a véspera da prova, ou seja, dia 25 de novembro, para concluir o preenchimento do “Questionário do Estudante”.

IMPORTANTE PARA TODOS - “O Enade é a base para a avaliação dos cursos de graduação, ou seja, do Conceito preliminar do Curso que vamos receber. Isso significa que 35% dele está diretamente ligado à participação dos alunos concluintes no Enade. Sendo 15% deste ‘conceito’ consequência direta do preenchimento do Questionário do Estudante”, reforça a professora da Famed, Nara Lins, que já fez parte da elaboração da prova do Enade.

Daí a importância da participação consciente de cada aluno de Medicina no Enade. “O resultado deste momento avaliativo impacta todos nós. Tem relação com a carreira de cada aluno que está prestes a se formar e com a avaliação do curso e de toda a UFPA. Logo, estamos passando por isso juntos. Por isso, pedimos que em caso de dúvida ou problema que os estudantes venham conversar conosco o quanto antes”, afirma Cezar Caldas.

Calendário:
1º de Setembro: Abertura do Sistema Enade aos estudantes
8 de Setembro: Pedido de uso de Nome Social ou Atendimento Especializado
18 de Novembro: Conclusão do preenchimento do cadastro no Sistema Enade
25 de Novembro: Preenchimento do Questionário do Estudante
26 de Novembro: Prova do Enade

Confira aqui o tutorial de acesso ao “Ambiente do Estudante”
Acesse o Sistema Enade
Acesse o site do Enade para ter mais informações sobre o Exame
Leia o Edital do Enade 2023
Saiba mais sobre o Enade 2023 no “Perguntas Frequentes” elaborado pela Faculdade de Medicina da UFPA.

Texto e Artes: Assessoria de Comunicação do ICM/UFPA.