Página inicial > Últimas Notícias > UFPA inscreve para a segunda turma da especialização em Neonatologia

UFPA inscreve para a segunda turma da especialização em Neonatologia

• Publicado: Terça, 09 de Novembro de 2021, 09h30

Foram prorrogadas as inscrições na segunda turma do curso de Especialização em nível de Pós-Graduação lato sensu em Neonatologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), adaptado para a atualização de médicos generalistas que atuam no interior e para os que não fizeram residência médica. Interessados têm até o dia 10 de novembro para realizar a inscrição por meio do site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

A coordenadora Aurimery Chermont, que possui experiência na área de Medicina com ênfase em Neonatologia, chama atenção para a importância do curso diante da alta mortalidade neonatal que ainda existe em todo o Pará. Segundo o Datasus, em 2019, houve 15,4 óbitos a cada mil nascimentos em um total de 143 mil recém-nascidos.

A seleção é baseada na análise documental. O público-alvo é de graduados em Medicina, médicos generalistas que atuam nos interiores e para aqueles que não tiveram condições de realizar uma residência médica. Para se inscrever, é necessário apresentar 1 foto 3x4 (recente), comprovante de residência, cópias do RG e CPF, curriculum lattes, e diploma da graduação.

O curso está sediado na Av. Generalíssimo Deodoro - Praça Camilo Salgado, nº 01 – Umarizal, na sede do Instituto de Ciências da Saúde (ICS/UFPA). A taxa de inscrição custa  R$ 300, tanto para alunos pagantes quanto para bolsistas. A expectativa é preencher as 50 vagas ofertadas. Segundo a coordenadora, a procura do curso ainda está aquém do desejado.

datasus2019Especialização em Neonatologia - Reconhecido pelo Ministério de Educação, a especialização visa promover o aprimoramento da formação profissional pediátrica por meio de fundamentos teóricos e práticos da neonatologia, de forma que o profissional  fique  apto para atuar com as diferentes complexidades inerentes da área, promovendo uma melhor qualidade dos serviços médicos prestados, por meio de treinamento multidisciplinar e prático, além de todos receberem a capacitação pela Sociedade Brasileira de Pediatria em reanimação neonatal do prematuro, transporte neonatal, Ventilador manual em T e CPAP nasal recebendo a certificação de dois anos.

A professora Aurimery Gomes Chermont, Associada 3 da UFPA, coordenadora atual da disciplina de Pediatria lotada na Faculdade de Medicina do ICS/UFPA, é doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O curso também conta com a participação de professores doutores da UFPA e convidados de outras instituições como a UEPA, Santa Casa de Misericórdia do Pará e de São Paulo, UFAM, Unifesp, USP, HMIB e IEC.

Dentre as disciplinas ofertadas na área estão: Metodologia em Pesquisa Científica; Bioética; Prematuridade: Desafios no atendimento multidisciplinar na região Norte e cuidados paliativos; Hematologia Neonatal; Doenças infecciosas no período neonatal II; Distúrbios Metabólicos Neonatais; Suporte hemodinâmico em UTI Neonatal; Suporte ventilatório: ventilação invasiva e não invasiva; Distúrbios respiratórios no período neonatal; Radiologia Neonatal; Nefrologia; Distúrbios Metabólicos Neonatais; Neurologia Neonatal; Emergências cirúrgicas; Distúrbio Cardíaco do RN; Nutrição do Prematuro: Colostroterapia, nutrição parenteral/enteral; Doenças Infecciosas no período neonatal (sífilis, HIV/HTLV, Hepatite, Covid e Toxoplasmose); Reanimação do RN: procedimentos em UTI neonatal – Transporte neonatal; Prática de reanimação Neonatal/prematuro/Transporte (SBP / SOPAPE); e Metodologia em pesquisa científica.

Curso de Especialização em Neonatologia
Inscrições: até 10 de novembro de 2021
Local: Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Pç Camilo Salgado, nº 01, Umarizal
Taxa de inscrição: R$300,00 (Pagamento via boleto)
Período do curso: 18 meses
Investimento: 18 parcelas de R$1.200,00
Mais informações: (91) 3201- 7097/996213629 - Edinilza Costa ou neonatologia.pgufpa@gmail.com.

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação do ICS/UFPA

Publicado no Portal da UFPA em 09/11/2021.