Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes criam cartilha com orientações sobre higienização para público infantil

• Publicado: Quinta, 02 de Setembro de 2021, 09h19
  • Última atualização em Quinta, 02 de Setembro de 2021, 12h34

Para ensinar a população infantil sobre a necessidade e a importância da higienização adequada das mãos e a importância da utilização do álcool em gel, uma equipe de alunos do curso de Medicina da UFPA produziu uma cartilha educativa para que as crianças possam colorir e aprender mais sobre os cuidados de higiene necessários para este momento de pandemia, com uma linguagem acessível e de fácil entendimento. Para conhecer a cartilha para colorir, acesse aqui.

A ideia de criar a cartilha para colorir surgiu do interesse conjunto dos estudantes em  utilizar um personagem carismático para conquistar a atenção das crianças, então se criou o "Alquingel" para contar a história. Assim, a cartilha aborda, de maneira leve e humorada, o tema da pandemia de Covid-19, caracterizando-se como uma ferramenta importante para a educação em saúde para as crianças. A escolha de criar um produto voltado ao público infantil ocorreu em virtude do risco de esse grupo se tornar um foco de transmissão ativo do vírus para familiares enquadrados no grupo de risco, embora, até o momento, não seja uma faixa da população que desenvolva as formas mais severas da Covid-19.

De acordo com a professora Izaura Vallinoto, orientadora do projeto, a ação é também uma oportunidade de envolver os alunos da UFPA em ações realizadas pela Universidade, uma vez que a formação universitária tem o objetivo de garantir e promover a integração do ensino, da pesquisa e da extensão em favor de um retorno positivo à população. À vista disso, incentivar e viabilizar ações que priorizem a participação de estudantes na aplicação de conhecimentos em uma dada realidade oferece-lhes a vivência e a compreensão da relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

‘‘A necessidade da realização de um projeto concreto que possa ser útil e auxiliar a população paraense neste momento sensível foi um dos motivos propulsores deste projeto. A difusão do conteúdo presente na cartilha permite a ênfase de hábitos e costumes que devem ser mantidos no pós-pandemia, e, como cada artigo realizado nesse período permitiu a todos uma maior compressão da situação pandêmica, tal abordagem não deve se restringir aos campi universitários’’, afirma o aluno Fernando Coutinho, um dos responsáveis pela criação da cartilha para colorir.

As higiênicas aventuras do Alquingel - A linguagem da cartilha para colorir foi pensada no intuito de garantir ao público infantil a abordagem de aspectos importantes relacionados à prevenção em saúde de forma recreativa, descontraída e humorada. Desse modo, o objetivo é garantir que a sua leitura faça a criança ver o personagem “Alquingel” como um verdadeiro herói no contexto de saúde da pandemia, de forma que seu legado possa ser continuado e defendido pela nova geração de crianças e adolescentes.

‘‘A cartilha fornece informações dos mais diversos tipos, como: etapas das lavagens das mãos, como usar o álcool em gel no dia a dia e os principais cuidados quanto ao seu uso, e a importância da higienização de alimentos. Podem ser tarefas simples e corriqueiras, porém, caso feitas de maneira adequada, são atos que promovem a saúde e evitam diversas doenças’’, explica Fernando Coutinho..

Criada pelos estudantes de Medicina da UFPA Fernando Maia Coutinho, Márcio César Ribeiro Marvão, Talles Levi Pereira Nogueira e Yuri Fadi Geha, com a colaboração do designer Erik da Silva Pereira, aluno de pós-graduação da Universidade Estadual do Pará (UEPA), e suporte financeiro do Ministério da Saúde, Ciência e Tecnologia e do CNPq, a cartilha para colorir foi feita para ser distribuída nos meios eletrônicos. Mas, de acordo com Fernando Coutinho, o grupo pretende realizar a impressão do material para que seja feita uma distribuição mais ampla em escolas públicas, unidades de saúde e centros comunitários. Confira a cartilha em sua versão digital aqui.

Texto: Renan Pinheiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Reprodução da cartilha

Publicado no Portal da UFPA em 01/09/2021.