Página inicial > Últimas Notícias > CVV e UFPA realizam ações conjuntas em prol da saúde mental

CVV e UFPA realizam ações conjuntas em prol da saúde mental

• Publicado: Terça, 24 de Janeiro de 2017, 18h52

Quem nunca ouviu falar nas tais “resoluções de ano novo”? É comum que, na virada do ano, as pessoas reflitam sobre a sua vida e pensem em renovação, planejando novas metas para o ano que se inicia e, claro, buscando qualidade de vida. Essa avaliação que as pessoas fazem de si mesmas durante essa época foi o que inspirou a criação do Janeiro Branco, uma campanha de conscientização em torno da saúde emocional e mental. A iniciativa busca fazer do mês de janeiro uma marco temporal para que as pessoas reflitam sobre suas vidas, debatam e planejem ações em prol da saúde mental, pensando no que podem fazer para ser verdadeiramente felizes e mantenham atitudes positivas ao longo de todo o ano. Para apresentar a comunidade acadêmica ao tema do mês, a primeira edição de 2017 do UFPA em Série trata da Saúde Mental, mostrando alguns dos trabalhos e projetos que abordam essa questão na universidade. Boa leitura!

A primeira reportagem trata da parceria da UFPA com o Centro de Valorização da Vida (CVV), uma organização que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio de conversas sigilosas entre os voluntários da Instituição e as pessoas que pedem sua ajuda. Os contatos são principalmente por telefone, mas também podem ser feitos por meio de chat, Skype e e-mail, disponíveis no site da entidade, além de pessoalmente na sede da cidade.

O CVV atua, frequentemente, em conjunto com o Espaço ITEC Cidadão, participando de ações na Universidade e de programações para a comunidade, que buscam alertar as pessoas da importância de cuidar do emocional e de conversar em momentos de dificuldade. Uma dessas ações foi o grupo Caminho da Renovação Contínua (CRC), que são encontros para exercícios de reflexão e autoconhecimento. O CRC é uma atividade que a organização desenvolve em todo o Brasil.

A última ação em que o CVV esteve presente na Universidade foi o evento do Setembro Amarelo, uma campanha de prevenção ao suicídio, no dia 10 de setembro, no Espaço ITEC Cidadão, com diversas oficinas e palestras.

A coordenadora geral do CVV Belém, Luiza Montenegro, explica que recentemente tem se discutido bastante sobre a saúde mental, porque as pessoas estão percebendo mais a necessidade de tratar do emocional, o que tem, também, despertado o interesse da mídia sobre o assunto. “As pessoas estão se conscientizando de que, se elas não se cuidarem, podem ter problemas emocionais graves, vindo, inclusive, a atentar contra a própria vida”, afirma Luiza.

O CVV existe há 54 anos no Brasil e há 37 em Belém. Nacionalmente, o Centro recebe cerca de 1 milhão de atendimentos por ano e, na capital paraense, cerca de 8000 ao ano. As 26 pessoas que atuam no CVV-Belém são voluntárias que passam por um treinamento antes de atender aos chamados. Para se voluntariar é necessário fazer uma inscrição no site do Centro. Os próximos treinamentos iniciam-se a partir do mês de março.

• Leia nesta quarta-feira, 25: Progep realiza ações para a melhoria da saúde do servidor

Centro de Valorização da Vida (CVV)
Telefone: 141
Site do CVV, acesse aqui.
Endereço: Rua Senador Manoel Barata, 718. Ed. Infante de Sagres, sala 404.