Página inicial > Últimas Notícias > Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará 98 anos

Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará 98 anos

• Publicado: Segunda, 09 de Janeiro de 2017, 12h22

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará comemora hoje, 98 anos de dedicação ao ensino médico.

Histórico da FAMED - O Curso de Medicina da UFPA tem sua origem na Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, fundada em nove de Janeiro de 1919, por médicos paraenses liderados pelo professor Camillo Salgado e assistida pela Associação Científica do Pará. Instalada em 1º de maio do mesmo ano, no Ginásio Paes de Carvalho. A partir de 1923, mudou-se para o prédio acadêmico localizado no Largo de Santa Luzia, onde permanece até hoje na Avenida Generalíssimo Deodoro.

Por muitos anos continuou como Faculdade livre. Foi federalizada pela Lei 1049 de 03 de janeiro de 1950, somente em 02 de julho de 1955, foi integrada à UFPA, com esta nomenclatura. Em 1970, recebeu o nome de Curso de Medicina. Em 2008, voltou à denominação inicial de Faculdade de Medicina.

A atual diretoria é composta pelos Professores Tânia Costa e José Alcântara; e pelo Conselho da Faculdade, que possui representação de docentes, discentes e Técnicos Administrativos.

Professores e estudantes da Faculdade, desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e assistência na rede de atenção à saúde do município de Belém e de Santa Bárbara. No ano de 2016 foram realizados cerca de 40 projetos, entre extensão ou pesquisa.

Segundo a Professora Tânia Costa, já se encontra em fase de planejamento a comemoração para os 100 anos da Faculdade de Medicina, centenário que será celebrado no ano de 2019. Para isso, uma Comissão será constituída, visando à organização e execução do projeto intitulado “Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará: 100 anos de dedicação ao ensino médico”, no qual abrangerá a concurso para criação da Logomarca; criação do selo comemorativo; homenagens aos docentes e técnicos administrativos; restauração do Conjunto Arquitetônico da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, na Praça Camilo Salgado, no bairro Umarizal, realização do Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), entre outros.