Página inicial > Últimas Notícias > Saúde de mototaxistas é foco de ação

Saúde de mototaxistas é foco de ação

• Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 13h50
  • Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 15h25

Alunos da Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará (Famed/ICM/UFPA) participaram de uma ação de promoção à saúde entre mototaxistas do bairro da Terra Firme, em Belém.

A iniciativa faz parte das atividades da disciplina Atenção Integral à Saúde IV e envolveu um planejamento estratégico na área de saúde do trabalho.

“Os estudantes acompanharam as ações da Unidade Básica de Saúde do Parque Amazônia II e, nas conversas com os agentes comunitários, foi identificado que os mototaxistas do bairro precisavam de orientações sobre radiação solar e também saúde sexual”, revela o professor Camilo Almeida da Famed.

Em uma roda de conversa realizada no dia 30 de novembro, os estudantes de Medicina da UFPA conversaram com vários mototaxistas do bairro da Terra Firme sobre a importância dos cuidados com a pele, sobre a radiação solar e a prevenção ao câncer de pele com o uso de protetor solar e camisa térmica.

No encontro os profissionais também receberam informações sobre prevenção à Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como o contágio pelo vírus HIV, HPV e Sífilis. “Ensinamos sobre o uso correto do preservativo, sobre os métodos de prevenção e sobre a importância da profilaxia e ainda realizamos testes de HIV e Sífilis”, explica o docente da UFPA.

Apesar das atividades terem aproximações com as campanhas do Dezembro Laranja e do Dezembro Vermelho, campanhas que promovem a prevenção ao câncer de pele e ao HIV, respectivamente, “o planejamento da roda de conversa partiu do foco da Saúde do Trabalhador e desta demanda dos mototaxistas do bairro onde estávamos estudando. Mas foi uma feliz coincidência”, aponta Camilo Almeida.