Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Medicina da UFPA participam do Enade 2023

Estudantes de Medicina da UFPA participam do Enade 2023

• Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 19h33
  • Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 19h34

No próximo dia 26 de novembro, estudantes de 25 cursos da Universidade Federal do Pará devem participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Entre as graduações avaliadas este ano está o centenário curso de Medicina da UFPA.

A Faculdade de Medicina (Famed) atuou ao longo do semestre junto aos estudantes concluintes e ingressantes para tirar dúvidas e dar orientações sobre o Enade 2023. Desde a programação da Semana do Calouro até encontros coletivos e individuais com estudantes, cada um teve chance de saber mais sobre a prova e participar a contento de cada etapa deste importante momento de avaliação dos cursos de graduação e da própria Universidade.

“Nosso grande objetivo foi fornecer informação a vocês sobre a importância do bom desempenho nesta prova. Creio que podemos dizer que isso foi feito com sucesso: fizemos todas as inscrições, tiramos dúvidas, trouxemos informações de diversas formas e por diferentes canais, todos preencheram o questionário do estudante de forma antecipada e agora, é a prova”, ressalta Cézar Caldas, vice-coordenador da Famed/UFPA.

Para o professor, o próximo dia 26 de novembro é igualmente importante para a Universidade e para cada aluno concluinte. “É uma etapa importante não apenas para o curso, mas também para vocês, pois programas de pós-graduação já começaram a incluir nas avaliações de currículo, a nota ENADE da instituição de origem”, pontua.

A Pró-reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg), também alerta sobre a importância deste momento para toda a Universidade. “Este exame nos ajuda a acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos(as) estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas ligados à realidade brasileira e mundial. Então, desejamos a todos(as) uma excelente prova”, comenta a pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA, Loiane Verbicaro.

Enade 2023 - O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é composto por quatro instrumentos básicos: Questionário do/a Estudante (QE), prova, Questionário de Percepção de Prova e Questionário do Coordenador de Curso.

A próxima etapa do Exame é a prova presencial, obrigatória para estudantes concluintes habilitadas(os) à avaliação. Ela será realizada no dia 26 de novembro e será composta por uma parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico, própria de cada Área de Avaliação.

A prova - A de Formação Geral terá 10 questões, sendo uma discursiva e nove de múltipla escolha. Já a do Componente Específico contará com 30 questões, sendo uma discursiva e 29 de múltipla escolha.

A aplicação da prova terá duração de 4h, com início às 13h30 e término às 17h30. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, sempre no horário oficial de Brasília-DF. Após a prova, as(os) avaliadas(os) ainda deverão preencher um Questionário de Percepção sobre a Prova.

E ainda tem mais…Para finalizar a avaliação, as (os) coordenadoras(es) de curso ficam responsáveis pelo preenchimento do  Questionário do Coordenador de Curso, também realizado de forma virtual, para a coleta de informações que permitam caracterizar o perfil da Coordenação acadêmica e o contexto dos processos formativos realizados no âmbito do curso.

Este ano, devem fazer a prova os discentes dos seguintes cursos da UFPA: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia.

Enade 2023
Prova:  26/11/2023
Portões abrem às 12h e fecham às 13h
Prova das 13h30 às 17h30
O que levar? Caneta de tinta preta com tubo transparente e documento oficial com foto.

Mais informações:
O que é o Enade?
Calendário do Enade 2023
Edital do Enade 2023
Perguntas Frequentes do Enade 2023

Texto: Ascom/ICM, com informações da Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA