Semana do Calouro dá as boas-vindas a futuros médicos

• Publicado: Terça, 12 de Março de 2024, 19h47

Cinco dias para conhecer melhor o lugar onde mais de 70 novos universitários vão passar os próximos seis anos. A programação da Semana do Calouro 2024 traz orientações, diálogo e experiências únicas para quem acaba de ser aprovado no vestibular para o curso de Medicina da Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará (Famed/ICM/UFPA).

Até a próxima sexta-feira, 15 de março, os estudantes conhecem melhor os veteranos, participam de campanhas e gincanas e começam a se acostumar com os locais onde terão aulas e realizarão atividades acadêmicas.

PROGRAMAÇÃO - O primeiro dia do evento é marcado pelos Tour pela Faculdade e pelo Campus, com direito a almoço no Restaurante Universitário (RU). Na terça, os calouros conversam com os veteranos e conhecem a longa história do movimento estudantil na área médica, as atividades esportivas desenvolvidas pela Atlética Poraquê e sabem mais sobre o IFMSA e o DCE. Além disso, podem já ter contato com as Ligas Acadêmicas.

Quarta-feira, dia 13, O “SOS CALOURO” traz os primeiros contatos com atividades práticas que serão aprofundadas ao longo do curso desde a reanimação cardiopulmonar até técnicas de sutura e as primeiras noções de anamnese e emergências pediátricas.

No dia 14, a programação traz orientações acadêmicas fundamentais para o dia a dia na universidade e os calouros de Medicina participam da Semana do Calouro da UFPA, realizada no Auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).

Na despedida, tem muita música com o Poraquê e o tradicional Trote dos Calouros. E ao longo de todo o evento as campanhas não param. Todas elas acumulam pontos para a gincana da Medicina.

GINGANA: Os calouros podem fazer doações de sangue no hemocentro e trazer alimentos não perecíveis que serão entregues ao Instituto Áster, que ajuda crianças com câncer em Belém.

Mudas podem ser plantadas na entrada da Famed no campus da Saúde no bairro do Guamá e plantas ornamentais podem ser doadas para embelezar a sede da Faculdade de Medicina da UFPA.

Quem puder, também pode doar puffs, cadeiras, carpetes e sofás para a sala do aluno da Famed.

Semana do Calouro 2024
De 11 a 15 de março
Faculdade de Medicina da UFPA, localizada no Campus da Saúde, próximo ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza.

Texto: Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências Médicas da UFPA.
Imagens: Diretório Acadêmico Bettina Ferro de Souza (DAM)