Faculdade de Medicina da UFPA promove ação dermatológica no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará

• Publicado: Quinta, 30 de Março de 2023, 10h12

Nos dias 15 e 29 de março de 2023, foi realizada a ação de “Avaliação e Prevenção de Lesões Dermatológicas em Bombeiros Militares do Pará”. Os atendimentos médicos ocorreram na Policlínica do Corpo de Bombeiros Militar (POLIBOM) e contaram com a supervisão da professora doutora Rossana Veiga.

A iniciativa, oriunda da cooperação entre a POLIBOM e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), como ação extensionista fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), visou a prevenção, o rastreio e o tratamento de lesões dermatológicas em bombeiros militares atuantes em áreas de praia. Pois, a exposição solar prolongada por décadas possui associação direta com o fotoenvelhecimento, desenvolvimento de lesões cutâneas e câncer de pele.

Durante a ação foram atendidos 29 bombeiros militares que exercem atividades em grupamentos de salvamento aquático. Foram identificados nove casos com necessidade de acompanhamento minucioso, os quais foram encaminhados para o serviço de dermatologia do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB).

A ação contou ainda com a participação dos médicos residentes da UFPA/HUJBB Fábio Dolzany, Suzana Klautau, Renata Marinho, Izabele Saldanha, Amélia Leal, Samara Khoury e Angélica Leão, além dos acadêmicos de medicina da UFPA Rafael Reis (10º semestre) e Paulo Barbosa (5º semestre).

“A prevenção deve sempre acompanhar as nossas ações em saúde e este apoio do Curso de Medicina da UFPA tem desempenhado papel muito importante neste sentido, especificamente, nesta ação de prevenção ao câncer de pele. Foram realizadas orientações, encaminhamentos e importantes diagnósticos aos militares das UBMs que tiram serviço em praia da Região Metropolitana de Belém. A Diretoria de Saúde reforça a continuidade dos atendimentos médicos pela equipe de professores e acadêmicos da UFPA nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria e Psiquiatria”, destacou a Tenente-Coronel Caroline Frazão, subdiretora da POLIBOM.

O vice diretor da Faculdade de Medicina da UFPA e Coordenador de Projeto de Extensão vinculado à POLIBOM, professor doutor Cezar Caldas, afirmou que atividades como essas confirmam o compromisso institucional de levar o conhecimento acadêmico e a qualidade dos seus serviços às comunidades e instituições parceiras da UFPA, deixando clara a vocação extensionista do curso de Medicina.

A parceria entre a Faculdade de Medicina da UFPA e a POLIBOM (coordenada atualmente pelo Coronel Eduardo Celso e a pela Tenente-Coronel Caroline Frazão), desenvolve constantemente atividades que promovem saúde aos bombeiros militares, bem como aprendizado aos discentes e residentes vinculados à UFPA.